geraldinho

Muitos subestimam a importância do sindicato, mas talvez poucos percebam que o sindicato não luta só pelo reajuste do salário, mas que cada cláusula do acordo coletivo do trabalho tem uma luta árdua dos sindicatos.

O sindicato tem como um dos seus maiores objetivos é a busca por melhores condições de trabalho que permitem ao trabalhador e a sua família viver com dignidade.

Vivemos tempos difíceis, o movimento sindical junto com os trabalhadores está resistindo a diversos ataques a mando das elites empresariais. Porém, desde o golpe, os retrocessos são imensos: reformas: trabalhista e previdenciária, trabalho escravo, privatizações, perdas de direitos, entre tantas outras tentativas de acabar com a representatividade dos trabalhadores.

Será que ainda tem trabalhador que pensa que os patrões iriam dar aumento espontaneamente?

Pois é, todos os benefícios que você recebe, entre eles; os reajustes e a ampliação dos direitos, convênio médico, vale-refeição, cesta básica, PLR, entre outros, são conquistas do sindicato. Estamos em constante organização e mobilização dos trabalhadores, orientando, esclarecendo dúvidas sobre as lutas, apresentamos propostas, negociamos e se o acordo está difícil são realizadas paralisações e até greves, para conseguirmos boas negociações.

Para resistir, precisamos intensificar nossas ações, e dizemos sim a essa luta! Estamos dispostos a enfrentar as dificuldades impostas porque temos consciência da história que tem a classe trabalhadora e do que é capaz quando une forças.

Tanto é que mesmo com a Reforma Trabalhista conquistamos a manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, assegurando todos os benefícios aos trabalhadores, até a próxima renovação.

É importante termos consciência de classe, principalmente no trabalho de base, lutamos para tornar menos desigual à vida do trabalhador e conscientizando da importância de estarmos unidos, fortes e organizados para seguir em torno da defesa dos interesses da categoria.